SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO

SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO DA ARLS ARQUITETOS DA AMIZADE Nº 4561 - SP

Na manhã do dia 03 de fevereiro de 2018, desembarcaram no Terminal Rodoviário de  Barretos (SP), o Sob.'. Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado do Sereníssimo Irmão CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Grande Regente do Rito Brasileiro, oriundos do Or.'. do Rio de Janeiro, que se deslocaram ao Oriente de Taquaritinga (SP), para cumprimento de agenda.

m_DSC02196

m_DSC02197

A fachada da Loja e o interior do seu Templo

Às 16:00 horas, do mesmo dia, no Templo da LOJA MAÇÔNICA LIBERO BADARÓ Nº 625, ao Oriente de Taquaratinga, SP, fundada em 01 de outubro de 1898, foi realizada a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO DA A.'. R.'. L.'. S.'. ARQUITETOS DA AMIZADE, ao Oriente de Barretos/SP, sob a presidência do Poderoso Ir.'. ARIOVALDO TORRESSON, Deputado Federal, membro da Mesa Diretora da Soberana Assembleia Federal Legislativa (2º Vigilante).

m_DSC02200_01

À partir da esquerda o Pod.'. Ir.'. Paulo Estevão Cruvunel, o Ser.'. Ir.'. Cesar Roberto Daniel Dourado 33º, o Ven.'. Ir.'. Alberto Einsten Novais, o Pod.'. Ir.'. Sidnei Conceição Sudano, o Pod.'. Ir.'. Ariovaldo Torresson, o Sob.'. Ir.'. Nei Inocencio dos Santos 33º, o Sap.'. Ir.'. Clovis Messias, o Ven.'. Ir.'. Mauricio Alexandre Miranda de Souza, o Ilustre Ir.'. Reginaldo Martins de Assis

Compuseram os demais cargos da Comissão Regularizadora os seguintes Irmãos:

1º Vigilante - SIDNEI CONCEIÇÃO SUDANO; 2º Vigilante - REGINALDO MARTINS DE ASSIS; Orador - CLOVIS MESSIAS; Secretário - MAURICIO ALEXANDRE MIRANDA DE SOUZA; Tesoureiro - PAULO ESTEVÃO CRUVINEL; Chanceler - ALBERTO EINSTEIN NOVAIS; M.'. CCer.'. - HUMBERTO TELES DE ALMEIDA; Hospitaleiro - MILTON GIGLIOTTI; Cobridor Interno - LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA

m_DSC02202

m_DSC02203

m_DSC02204

Nas fotos acima os Irmãos com assento no Or.'. e nas CCol.'. que prestigiaram o magno evento

m_DSC02212

O Ser.'. Ir.'. Cesar Roberto Daniel Dourado 33º, Gr.'. Regente do Rio de Janeiro e o Venerável Ir.'. Luiz David Costa Faria, Deputado Estadual PAEL-GOSP

Além do Grande Primaz e do Grande Regente, destacamos as presenças das seguintes autoridades maçônicas:

O Sapientíssimo Ir.'. CLOVIS MESSIAS, detentor da Comenda D. Pedro I e Assessor do Grão Mestrado do GOSP: Poderoso Ir.'. PAULO ESTEVÃO CRUVINEL, Deputado Federal da SAFL/GOB; o Venerável Ir.'. LUIZ DAVID COSTA FARIA, Deputado Estadual da PAEL/GOSP os Veneráveis Irmãos  MAURICIO ALEXANDRE MIRANDA DE SOUZA, Coordenador  Estadual do GOSP para Entidades Paramaçônicas; e ALBERTO EINSTEIN NOVAIS, Assessor Especial do Grão Mestrado do GOSP; e o Ilustre Ir.'. JESUS NATAL BORGES, Venerável Mestre da Loja Maçônica CAVALEIROS DE AÇO DE BATATAIS Nº 4415, ao Oriente de Batatais, além das presenças de Mestres Instalados, Mestres e Companheiros, oriundos das Lojas Maçônicas aos Orientes de Barretos, São Carlos, Rio Preto, Batatais, Mogi das Cruzes e Taquaritinga, no Estado de São Paulo.

Inicialmente, o Ilustre Irmão MATHEUS DE MENEZES MAZELLI, Venerável Mestre Interino deu ingresso à Comissão Regularizadora, acompanhada do Sob.'. Ir.'. Grande Primaz e do Ser.'. Ir.'. Grande Regente, do Rito Brasileiro.

m_DSC02201

Tomou assento no Altar do Venerável, além do Presidente da Comissão, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º.

O Presidente da Comissão, Pod.'. Ir.'. ARIOVALDO TORRESSON, que nos Altos Graus é DELEGADO LITURGICO DO RITO BRASILEIRO, para a 2ª DLRB, assumiu a presidência do magno evento e solicitou que os demais membros dela assumissem os seus cargos previamente designados.

m_DSC02205

Ato contínuo o Presidente deu ingresso formal ao Pavilhão Nacional no interior do Templo, que após o canto do Hino Nacional Brasileiro foi colocado em seu pedestal. (foto acima)

Após a abertura ritualistica dos trabalhos, no Grau de Aprendiz,  o Presidente solicitou ao Secretário para fazer a leitura dos documentos que lhe foi entregue: primeiramente foi lido o Ato Nº 25.892, de 31 de outubro de 2017, da E.'. V.'., do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, que outorgou a Carta Constitutiva da Loja Arquitetos da Amizade, "que foi registrada no Cadastro Geral da Lojas sob o nº 4.561 e com o Título Distintivo de Augusta e Respeitavel Loja Simbólica, com funcionamento em sessões quinzenais, no rito Brasileiro"; depois a leitura da Carta Constitutiva expedida pelo Grande Oriente do Brasil e finalmente, a leitura da Certidão de Fundação da Loja, a qual autorizou a Loja, fundada em 04 de março de 2017, funcionar quinzenalmente, de acordo com a Carta constitutiva expedida, com mantado da sua administração por dois anos, constando os nomes dos Irmãos fundadores.

Finda a leitura o Presidente da Comissão fez a entrega dos Rituais Simbolicos ao Venerável Mestre Interino da Loja e depois solicitou ao Il.'. Irmão MILTON GIGLIOTTI, para fazer uma preleção sobre a Fundação da Loja e os óbices  para a consumação da presente Regularização.

Em seguida, a administração interina da Loja prestou o Solene Juramento de fidelidade ao Grande Oriente do Brasil, bem como, todos os Irmãos do Quadro da Loja, culminando com a assinatura por todos eles do Termo de Fidelidade, colocado, um sobre a mesa do Orador e outro de igual teor, sobre a mesa do Secretário.

Finalmente, foi realizada a Cerimônia de Regularização pelo Presidente e Vigilantes da Comissão.

Encerrada a cerimônia o Presidente da Comissão Regularizadora, o Pod.'. Ir.'. ARIOVALDO TORRESSON solicitou ao Secretário para fazer a leitura da Ata de Regularização, que foi aprovada por todos os presentes e, de  imediato, o Mestre de Cerimônias colheu as assinaturas pertinentes.

m_DSC02210

O Veneravel Mestre Matheus de Menezes Mazelli  assumiu o seu assento no Altar

Por fim o Presidente deu por encerrado os trabalhos da Comissão Regularizadora e passou o Malhete para o Veneravel Mestre Interino, que ao assunir o cargo, solicitou que os membros da sua administração substituissem os membros da Comissão Regularizadora em seus respectivos cargos e, que estes tomassem assento no Or.'..

Após aplaudir os trabalhos da Comissão Regularizadora, concedeu a Palavra nas CCol.'., quando alguns IIr.'. se manifestaram. No Or.'., falaram o Sap.'. Ir.'. CLOVIS MESSIAS, o Poderoso Ir.'. PAULO ESTEVÃO CRUVINEL, Venerável Irmão  MAURICIO ALEXANDRE MIRANDA DE SOUZA, Ir.'. Venerável Mestre JESUS NATAL BORGES, que expressaram tudo o que sentiam em relação ao solene momento.

Finalmente se pronunciaram o Sob.'. Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, que parabenizou a Loja recém regularizada, e os dispendidos esforços para que ea presente sessão ocorresse, vencendo os obstáculos surgidos e ainda anunciou que brevemente retornará à região, precisamente no mês de Abril, para visitar as Lojas Simbólicas  CAVALEIROS DE AÇO DE BATATAIS Nº 4415 (Rito Brasileiro) e FRATERNIDADE ACADÊMICA LIBERDADE DE PENSAR Nº 3280 (REAA), localizadas, respectivamente, aos OOr.'. de Batatais e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo; o Venerável Mestre Ir.'. MATHEUS DE MENEZES MAZELLI, que agradeceu a presença de todos, os esforços desprendidos para a materialização da Loja e reafirmou o patrocínio da Loja ao Capítulo Demolay FIDELIDADE E RENOVAÇÃO Nº 112, de Barretos, federado ao SCODB e encerrou fazendo um agradecimento especial à Loja Macônica LIBERO BADARÓ Nº 625, ao Or.'. Taquaratinga (SP), por conceder que a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO, transcorresse.

Após a Cerimônia de Saudação ao Pavilhão Nacional, o Venerável Mestre encerrou a a magna sessão na forma da sua ritualistica.

m_DSC02213

m_DSC02214

m_DSC02215

m_DSC02217

m_DSC02219

m_DSC02220

m_DSC02221

m_DSC02222

m_DSC02223

m_DSC02224

m_DSC02226

m_DSC02227

Nas fotos acima o registro do ingresso das cunhadas, sobrinhos e sobrinhas e dos sobrinhos DeMolays, e demais convidados

Em seguida concedeu ingresso, ao interior do Templo, às cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, Demolays, Filhas de Jó e cunhadas da Ordem Paramaçônica Estrela do Oriente, e demais convidados, que foram recepcionados sob aplausos dos Irmãos presentes.

m_DSC02225

Ao centro o sobrinho Luis Gustavo Lima Busch, Mestre Conselheiro do Capitulo Demolay Fidelidade e Renovação nº 112 e Mestre Conselheiro Regional da 7ª Região Adm.'. do Grande Cap.'. do Estado de São Pauylo da Ordem Demolay para o Brasil

Destacamos as presenças do jovem sobrinho LUIS GUSTAVO LIMA BUCH, Mestre Conselheiro do Capitulo Demolay FIDELIDADE E RENOVAÇÃO Nº 112, de Barretos (SP) e Mestre Conselheiro Regional da 7ª Região Administrativa do  Grande Capitulo do Estado de São Paulo, da Ordem Demolay para o Brasil;  e da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul - Libero Badaró de Taquaritinga presidida pela cunhada SILVIA KARINA BRAVO.

Após o Venerável Mestre MATHEUS DE MENEZES MAZELLI saudar à todos, o Sap.'. Ir.'. CLOVIS MESSIAS dirigiu algumas palavras aos sobrinhos do Capitulo Demolay FIFELIDADE E RENOVAÇÃO Nº 112, bem como aos responsáveis presentes, prestando alguns esclarecimentos.

m_DSC02229

À partir da esquerda o Ven.'. Ir.'. Mauricio de Souza; o Sob.'. Ir.'. Nei Inocencio 33º, o Pod.'. Ir.'. Ariovaldo Torressson, o Ven.'. M.'. Matheus Mazelli e o jovem sobrinho Luis Buch procedendo a leitura do documento

No ensejo, o Venerável Mestre MATHEUS MAZELLI solicitou ao sobrinho Demolay LUIS GUSTAVO LIMA BUCH, para proceder a leitura e entrega de um documento constando o nome dos Fundadores da ARLS ARQUITETOS DA AMIZADE Nº 4561, presentes ao magno evento de regularização da Loja.

m_DSC02233

À partir da esquerda o Ven.'. Ir.'. Mauricio de Souza, o Ser.'. Ir.'. Cesar Dourado 33º, o Sob.'. Ir.'. Nei Inocencio 33º, o Pod Ir.'. Ariovaldo Torresson, o Ven.'. M'.'. Matheus Mazelli e o sobrinhos Luis Buch

Finda a leitura o documento foi entregue ao Ven.'. M.'. MATHEUS MAZELLI.

Em seguida o foi realizada a CERIMÔNIA DAS VELAS, pelos sobrinhos Demolays.

Infelizmente, em decorrencia do Grande Primaz e do Grande Regente terem se deslocar para o Or.'. de Barretos de onde regressaram para o Or.'. do Rio de Janeiro, em decorência da hora, tiveram de se ausentar da Cerimônia mais cedo, não podendo participarem das demais homenagens previstas, bem como, do ágape realizado no Salão de Banquetes da Loja.

O Supremo Conclave do Brasil parabeniza aos obreiros da ARLS ARQUITETOS DA AMIZADE Nº 4561, pela fundação e regularização da Loja e roga que as virtudes da fraternidade e da tolerância prevaleçam no seio maçônico, na busca da paz.

 

Área Administrador

Área destinada somente ao administrador do sitema

Visualizações de Conteúdo : 717907