SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO

GRAU 4 AO VALE DO RECIFE - PE

Meus Irmãos,  no dia 03 de outubro de 2017, terça feira, o Ilustre e Sublime Capítulo VENERÁVEL IRMÃO LUIZ SOARES DE LIMA  N° 99, localizado ao Vale de Recife (PE) realizou, em Câmara de Grau 4, A PRIMEIRA SESSÃO MAGNA DE INICIACAO NO GRAU DE MESTRE DA DISCRIÇÃO da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, presidida pelo Ilustre Cavaleiro Rosa Cruz ALMERIO CABRAL.

m_IMG-20171005-WA0100

Ao fundo, os EEm.'. IIr.'. Dauri Ximenes 33º e Otacilio Filho 33º ladeando o Il.'. Ir.'. Almério Cabral, Aterzata do Capítulo; em primeiro plano o Pod.'. Ir.'. Marcos Sarmento

Prestigiaram com as suas presenças o Em.'. Ir.'. DAURY XIMENES, Grão Mestre Estadual do GOB-PE; e o Em.'. Ir.'. FAUSTINO FERRAZ, Presidente da PAEL-PE, ambos Grau 33 do Rito Brasileiro; Em.'. Ir.'. EDUARDO MENEZES 33°, Presidente da Loja Capitular Rosa Cruz SEGREDO E VERDADE, ao Vale de Vitória de Santo Antão (PE); o Em.'. Ir.'. HOMERO RODRIGUES 33°, Pres.'. do Pod.'. Gr.'. Conselho de Kadosch Filosófico do REAA, ao Clima de Vitória de Santo Antão  (PE), todos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, Membros Extranumerários do Supremo  Conclave do Brasil, além do Preclaro Irmão ADEMIR DE SÁ JUNIOR, Grau 32 do Rito Brasileiro e Grande Mestre da Ordem Demolay no Estado de Pernambuco.

m_IMG-20171005-WA0108

O Ilustre Ir.'. Lineu Miranda recebendo suas credenciais do Grau 14 - Mestre da Perseverança

Também se fez presente o jovem Ilustre Irmão LINEU MIRANDA, Mestre da Perseverança, Grau 14 da Hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro e ex-Venerável Mestre da ARLS VIGÁRIO BARTOLOMEU FAGUNDES, ao Oriente de Recife, jurisdicionada ao GOB-PE.

m_IMG-20171005-WA0103

O Em.'. Ir.'. Faustino Ferraz 33º, Gr.'. Orador; e o Preclaro Ir.'. Ademir Sá Junior, Gr.'. Tes.'.

m_IMG-20171005-WA0101

O ilustre Ir.'. Antonio Loureiro, Gr.'. Sec.'.; o Em.'. Ir.'. Eduardo Menezes, Gr.'. Chanceler; e Il.'. Ir.'. Gilson Raimundo, 2º Gr.'. Vig.'.

Compuseram os cargos da Câmara de Grau 4 os seguintes Ilustres Irmãos:

1° Gr.'. Vig.'. : - Il.'. Ir.'. Cav. '. R.'. C.'. FÁBIO COSTA; 2 ° Gr.'. Vig.'. - Il.'. Ir.'. Cav. '. R.'. C.'. GILSON RAIMUNDO; Gr.'. Orad.'. - Eminente Irmão.'. FAUSTINO FERRAZ 33º; Gr.'. Sec.'. - Il.'. Ir.'. Cav. '. R.'. C.'. ANTONIO LOUREIRO; Gr.'. Tes.'. - Preclaro Irmão Guardião do Civismo ADEMIR SÁ JUNIOR; Gr.'. Chanc.'. - Em.'. Ir.'. EDUARDO MENEZESGr.'. M.'. CCer. '. - Il.'. Ir.'. Cav. '. R.'. C.'. SÉRGIO FERNANDES; e Gr.'. Gd.'. Templo - Em.'. Ir.'. HOMERO RODRIGUES 33º.

A Delegacia Litúrgica dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro para os Estados da Paraíba e Pernambuco, representada na pessoa do seu Delegado Liturgico, o Em.'. Ir.'. OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO 33º, se fez presente nesse momento histórico para o Rito Brasileiro, no Estado de Pernambuco, com uma comitiva formada pelo Pod.'. Ir.'.  ANTONIO DOS ANJOS, Grau 19 da hierarquia dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro, e Aterzata do Il.'. Subl.'. Capitulo JOAQUIM OLIVEIRA AS SILVA, ao Vale de Marizópolis (PB), pelo Em.'. Ir.'.  VALDI SARMENTO FERREIRA 33º, e Ex-Venerável Mestre da ARLS CAVALEIROS DA LIBERDADE Nº (GOB-PB), ao Oriente de Uiraúna (PB), Rito Brasileiro, e pelo Pod.'. Ir.'. MARCOS SARMENTO, Grau 19 do Rito Brasileiro e Deputado Estadual da ARLS OBREIROS DA PAZ Nº  3285, ao Oriente de Marizópolis (PB), junto a PAEL-PB.

m_DLRECIFE_002

Os EEm.'. IIr.'. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º e Dauri Ximenes 33º fizeram a entrega dos Paramentos do Grau 33 e da respectiva Patente do Grau 33º do Em.'. Ir.'. Eduardo Menezes 33º

m_IMG-20171005-WA0099

m_DLRECIFE_003

Os EEm.'. IIr.'. Otacílio Batista de Almeida Filho 33º, Del.'. Lit.'. Rito Brasileiro para os Estados da Paraíba e de Pernambuco e o  Em.'. Dauri Ximenes 33º que no simbolismo exerce o cargo de Grão-Mestre do GOB-PE, Fizeram a entrega do Diploma do Grau 33, e, depois, revestiram o Em.'. Ir.'. Faustino Ferraz 33º, que no simbolismo é o Pres.'. da Pod.'. Assembleia Estadual do GOB-PE, com o seu Paramento do Grau 33 do Rito Brasileiro

m_IMG-20171005-WA0105

m_DLRECIFE_004

Finalmente os EEm.'. IIr.'. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º e Dauri Ximenes 33º fizeram a entrega do Diploma de Grau 33 ao Em.'. Ir.'. Homero Rodrigues 33º, e depois revestido com os paramentos do Grau 33

m_IMG-20171004-WA0086

Os Eminentes Irmãos Faustino 33º, Eduardo 33º e Homero 33º - novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, Grau 33 da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro

No transcorrer da magna sessão, a Delegacia Litúrgica dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro em Pernambuco procedeu a entrega dos paramentos dos novos SERVIDORES DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, Grau 33 da hierarquia dos Graus Superiores do Rito Brasileiro, EEm.'. Irmãos EDUARDO MENEZES 33º, HOMERO RODRIGUES 33º e FAUSTINO FERRAZ 33º. (Fotos acima)

Vale salientar que o Grande Oriente do Brasil na Paraíba, nos seus primórdios, nos idos anos de 1960, teve grande colaboração do Grande Oriente do Brasil em Pernambuco, na consolidação da sua fundação e estruturação, na pessoa do saudoso Grão-Mestre de Pernambuco, Em.'. Ir.'. MOZYR JATAHY DE SAMPAIO, sendo o Grão Mestre Geral do GOB, na época, o Sob.'. Ir.'. OSMANE VIEIRA DE RESENDE. A logística e as ideias iniciais de formação do Grande Oriente do Brasil na Paraíba foram advindas da ARBLS PADRE AZEVEDO Nº 1609, ao Oriente de João Pessoa (PB), portanto, é uma retribuição justa e carinhosa que os Irmãos Gobianos da Paraiba estão fazendo aos Irmãos Gobianos de Pernambuco.

A primeira tentativa de se criar um Rito Brasileiro ocorreu no Estado de Pernambuco, pelas mãos do pernambucano JOSÉ FIRMO XAVIER, em 1868. Posteriormente, em 1914, através do Ato n.º 500 da lavra do então Grão-Mestre Geral, Em.'. Ir.'. LAURO NINA SODRE, foi adotado e instituído oficialmente pelo Grande Oriente do Brasil como um dos Ritos oficiais nele praticado, e, finalmente, em 1968, foi reimplantado, vitoriosamente, no Grande Oriente do Brasil pelo então Grão Mestre Geral, Ir.'. ÁLVARO PALMEIRA, como  O RITO DA MAÇONARIA RENOVADA.

m_IMG-20171004-WA0087

Os Irmãos que prestigiaram o magno evento

Logo, o Rito Brasileiro tem digitais no Nordeste Brasileiro, particularmente, no Estado de Pernambuco, portanto, os Irmãos Gobianos de Pernambuco tem em suas mãos as ferramentas propulsoras do desenvolvimento do Rito no Estado através das Lojas Simbólicas e dos Corpos Filosóficos, pesando em seus ombros a responsabilidade de manter viva a chama humanística e fraterna do Rito, elementos que caracterizam o Rito Brasileiro como um instrumento de PAZ, HARMONIA e CONCORDIA, além da responsabilidade de manter viva a memória desse Rito.

m_DLRECIFE_001

Registro dos Irmãos presentes ao histórico magno evento ao Clima de Recife - à partir da esquerda, de pé: Pod.'. Ir.'. Marcos Sarmento (19), Il.'. Ir.'. Lineu Miranda (14), Em.'. Ir.'. Valdi Sarmento 33º, Il.'. Ir.'. Gilson Raimundo (18), Il.'. Ir.'. Fábio Costa (18), Il.'. Ir.'. Antonio Loureiro (18), Preclaro Ir.'. Ademir de Sá Jr. (32), Pod.'. Ir.'. Antonio dos Anjos (19) e Em.'. Ir.'. Homero Rodrigues 33º; no mesmo sentido, sentados:  Em.'. Ir.'. Otacilio Almeida Filho 33º, Em.'. Ir.' Dauri Ximenes 33º, Il.'. Ir.'. Almerio Cabral (18), e Em.'. Ir.'. Faustino Ferraz 33º  

Ao final do magno evento, os Irmãos pernambucanos proporcionaram momentos de confraternização ao irmãos paraibanos oferecendo um jantar em um dos restaurantes da Cidade do Recife.

m_DLRECIFE_005

Os IIr.'. se confraternizando no Ágape

O Em.'. Ir.'. OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO 33º, quando da sua fala  destacou seus eternos agradecimentos a todos os Irmãos pernambucanos pela acolhida sempre fraterna durante todos esses anos do trabalho de implantação dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro sob a Égide do Supremo Conclave do Brasil no Estado de Pernambuco e agradeceu especialmente ao Eminente Grão Mestre de Pernambuco pela acolhida sempre fraterna e pelo apoio incondicional à todos os Irmãos paraibanos que estiveram incumbidos dessa tarefa de implantação dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro em Pernambuco.

m_DLRECIFE_006

Na foto acima o Em.'. Ir.'. Dauri Ximenes 33º, o Il.'. Ir.'. Almerio Cabral, e o Em.'. Ir.'. Otacilio Almeida Filho 33º

Finalmente, disse ter sido concluído esse primeiro ciclo de trabalho dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro no Estado de Pernambuco, e em nome da Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro sob a égide do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, na pessoa do Soberano Grande Primaz, Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, expressou seus sinceros agradecimentos e o MUITO OBRIGADO À TODOS!

Texto e fotos - Em.'. Ir.'. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º

Ediçao - Ser.'. Ir.'. Cesar Dourado 33º

 

Área Administrador

Área destinada somente ao administrador do sitema

Visualizações de Conteúdo : 681170